
Boletim Fundo Clima: Renováveis dominam, mas empréstimos para adaptação seguem travados
Desde 2023, mais de 80% dos contratos do Fundo Clima são destinados à transição energética; em 2025 nenhum contrato para adaptação.
Desde 2023, mais de 80% dos contratos do Fundo Clima são destinados à transição energética; em 2025 nenhum contrato para adaptação.
PL do Licenciamento Ambiental, pautado para esta semana na Câmara dos Deputados, coloca em risco políticas climáticas e enfraquece o Brasil às vésperas da COP30.
Na semana em que Trump anuncia 50% de tarifa sobre os produtos brasileiros, governo federal corta IPI para veículos “sustentáveis”.
Estratégia bem-sucedida nos anos 2000 e resgatada pelo atual governo, PPCDAm é figura central para evitar que desmatamento e degradação florestal sabotem a NDC brasileira.
Metade do ano se vai e o sinal é de caminho sinuoso para a agenda climática até novembro, na COP30, em Belém. No plano interno, Governo se emaranha dentro e fora de Brasília.
Grupo concluiu cúpula no Rio de Janeiro celebrando números econômicos e dando acenos para a COP 30. Bloco tem desafio de transformar discurso em NDCs ambiciosas.
Conflito entre Três Poderes – deflagrado de vez nessa semana – é muralha que impede soluções perante a emergência do clima.
O recém anunciado Plano Safra 2025/26 investe mais de 98% dos recursos na agricultura tradicional, com pouco empenho nas baixas emissões. Conheça os números em detalhes no Tá Lá no Gráfico.
Terceira edição do boletim da força-tarefa que coloca a adaptação climática como prioridade para a COP30, desde a América Latina e o Caribe.
Apenas 1,6% dos recursos foram destinados à produção mais alinhada aos compromissos assumidos pelo Brasil na agenda climática, enquanto a agropecuária tradicional se beneficia da maior fatia.
Implantação de parques eólicos e de usinas solares fotovoltaicas respondem por mais de 70% dos R$ 805 milhões em contratos fechados pelo BNDES no primeiro quadrimestre.
Metade de 2025 já está no espelho retrovisor, enquanto Bonn se mostra teste a quem nutre fé pelo clima. Aumenta a pressão sobre a COP30.
A trajetória dos indicadores do Objetivo Global de Adaptação (GGA), da lista inicial ao refinamento técnico rumo à COP30.
Apesar de destacar a agenda de Adaptação, Conferência na Alemanha não terminou exatamente como o Brasil gostaria e decisões concretas ficam para depois, em Belém.
La Conferencia de Bonn pone la Adaptación en el centro del debate, pero las decisiones deben ser concretas y estar a la altura de la urgencia y la magnitud de la crisis climática.