2024 entre créditos e débitos
2024 nos chacoalhou e, após 50 edições semanais, o Boletim traz um breve balanço do que de mais relevante aconteceu (e não aconteceu) na política climática brasileira.
2024 nos chacoalhou e, após 50 edições semanais, o Boletim traz um breve balanço do que de mais relevante aconteceu (e não aconteceu) na política climática brasileira.
Projeto de Lei de eólicas no mar traz uma série de “surpresas” que afrontam diretamente a transição energética brasileira. E o bolso do contribuinte.
O setor de energia precisa iniciar o abandono dos combustíveis fósseis para entrarmos na rota e no ritmo de zerar as emissões na metade deste século e limitar o aquecimento global a 1,5ºC.
Mês de culminância de eventos mundiais que falham na ambição para frear a mudança do clima sinaliza que Brasil e mundo terão que ampliar esforços em 2025.
Com as homologações ocorridas nesta semana, vai a cinco o número de Terras Indígenas demarcadas pelo governo federal em 2024.
O sistema climático moldou as civilizações. Agora o ser humano provoca um desequilíbrio sem precedentes.
O Brasil terá de mostrar suas habilidades para redesenhar o tabuleiro de uma governança climática global em xeque.
Os avanços e as dúvidas sobre a operacionalização do Artigo 6 do Acordo de Paris.
Comitê do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente sofre pressão de lobistas fósseis para avançar no Tratado Global sobre Plásticos.
Apresentamos 12 sugestões na consulta pública, reconhecendo a importância desta iniciativa e o papel da sociedade civil em contribuir.
NCQG prevê aumento gradual no financiamento, estabelecendo novo patamar de US$ 300 bilhões anuais até 2035. No entanto, promessas de compromissos financeiros continuam insuficientes
Corredores vazios, mas negociações seguem no primeiro dia “extra” em Baku, já quase sem público
Costura entre Câmara, Senado e governo federal, finalmente leva à aprovação do mercado regulado de carbono; em Baku, negociações se prolongam.
Como funcionam os sistemas de comércio de emissões, instrumento de precificação de carbono para induzir a transição energética.
Conferência entrou no último dia oficial, mas negociações ainda estão incipientes, embora já tenha avançado em relação aos últimos dias.