Brasil na COP: o campeão voltou?

Primeira semana da 27a Conferência das Partes da Convenção do Clima, a COP 27, em Sharm-El-Sheik, Egito. Líderes mundiais estão reunidos, por duas semanas, até o dia 18 de novembro. O grande desafio é chegar a acordos visando manter o aumento da temperatura média global abaixo de 1,5oC. A expectativa é de avanços em pontos cruciais  como implementação, financiamento, perdas e danos, adaptação e direitos humanos.

Lula é esperado no início da próxima semana em Sharm-El-Sheik. Claramente a agenda climática voltará a ter relevância no futuro governo, e a expectativa do mundo é grande sobre o impacto dessa volta do Brasil ao jogo. Por enquanto, muito barulho da torcida, sem gol em campo.

A Talanoa está na COP, com quatro representantes. Confira aqui o que nossa delegação no Egito observou de mais importante nesta semana.

 

Monitor de Atos Públicos

Nesta semana, o Monitor de Atos Públicos captou 16 atos relevantes publicados no Diário Oficial da União (DOU). O tema mais recorrente foi Desastres (6). Dentre as classes, Resposta teve mais atos (9), englobando os reconhecimentos de situação de emergência em municípios e o emprego de Força Nacional de Segurança Pública (FNSP) nas Terras Indígenas Parakanã/PA, Apyterewa/PA e Guarita/RS.

 

Transição

A transição de governo seguiu sob o comando de Geraldo Alckmin, vice-presidente eleito, com importantes nomeações para a equipe, especialmente em temas como Cidades e Habitação, Direitos Humanos, Economia e Igualdade Racial. Até o fechamento deste boletim não havia anúncio de integrantes para a pauta socioambiental e climática.

O presidente eleito realizou visitas ao Supremo Tribunal Federal (STF) e aos presidentes da Câmara, Arthur Lira, e do Senado, Rodrigo Pacheco.

 

Pior outubro

Conforme dados do Deter, houve recorde histórico para outubro nos alertas de desmatamento na Amazônia Legal, acumulando 904 km². Veja abaixo a projeção comparativa por ano e mês.

 

OCDE

Um debate que se desenha na transição de governo em curso do presidente Bolsonaro para o presidente Lula é se a acessão da OCDE continuará a ter prioridade no novo governo. Até o momento, não houve, por parte da equipe de transição, manifestação explícita em relação à continuação do processo ou à sua pausa. De toda forma, a acessão à OCDE configura um dos objetivos de longo prazo da política externa brasileira e deve continuar, ainda que mais lentamente, durante o governo Lula, caso essa seja uma opção do presidente eleito em termos de política externa.

Ao mesmo tempo, falas de Lula sobre a meta de desmatamento zero, a criação de ministérios dos povos indígenas e a possível revogação, re-regulação e repristinação de normas que atacaram o meio ambiente, clima e as florestas durante o governo Bolsonaro podem ser um facilitador para o processo de acessão do país à organização, considerando que no itinerário de acessão há menções explícitas sobre proteção ambiental e respeito à vida de indígenas, ambientalistas e defensores das florestas.

 

Twitter

A COP 27 foi o destaque em nosso monitoramento do Twitter, que, em parceria com a Folha de S.Paulo, acompanha autoridades e políticos relacionados ao clima e ao meio ambiente. Usuários utilizaram a rede para falar sobre as negociações, trocas e discussões que ocorrem no evento.

LEGISLATIVO

Senado Federal

Parlamento AmazônicoFoi eleito para presidir o Parlamento Amazônico (Parlamaz) o senador Nelsinho Trad (PSD/MS). Ainda, foi aprovado pelo Parlamento o Dia Internacional da Amazônia, que é 05 de setembro.
Óleo no nordesteFoi aprovado pela Comissão Temporária Externa para acompanhar as ações de enfrentamento às manchas de óleo no litoral brasileiro (CTEOLEO) o relatório do senador Jean Paul Prates (PT/RN) que apontou um “sistemático desmantelamento da estrutura de governança ambiental” do governo federal como importante fator para o agravamento dos efeitos do desastre, inclusive pelo atraso no acionamento do Plano Nacional de Contingência (PNC).

Novos projetos

Projeto de Lei (PL) 2728/2022

Visa instituir uma obrigação para o MMA estabelecer uma politica e um programa de criação de pólos de mineração sustentável.

Autoria: Alexandre Frota (PROS/SP)

 

JUDICIÁRIO

Sem novidades relevantes. 

Segunda-feira (07 de novembro)

Desastres

PORTARIA Nº 3.200, DE 3 DE NOVEMBRO DE 2022Resposta

PORTARIA Nº 3.202, DE 3 DE NOVEMBRO DE 2022Resposta

PORTARIA Nº 3.216, DE 7 DE NOVEMBRO DE 2022Resposta

PORTARIA Nº 3.230, DE 8 DE NOVEMBRO DE 2022Resposta

PORTARIA Nº 3.241, DE 9 DE NOVEMBRO DE 2022Resposta

PORTARIA Nº 3.260, DE 10 DE NOVEMBRO DE 2022Resposta

Reconhece a situação de emergência por:

  • Estiagem – Bom Jesus da Serra/BA, Itaíba/PE, Angicos/RN, Pedro Avelino/RN, Cansanção/BA, Santa Brígida/BA, Venha-Ver/RN, Abaré/BA, Araci/BA, Planaltino/BA, Malacacheta/MG, Rafael Godeiro/RN, São Bento do Trairí/RN, São Vicente/RN, Ruy Barbosa/RN, Taboleiro Grande/RN
  • Chuvas Intensas – Manaquiri/AM, Ipuaçu/SC, Novo Horizonte/SC, Capetinga/MG, São Lourenço do Oeste/SC
  • Granizo – Ipeúna/SP, Guiricema/MG, Visconde do Rio Branco/MG
  • Seca82 municípios do Estado de Minas Gerais/MG
  • Vendaval – Muriaé/MG
  • Alagamentos – Bocaina do Sul/SC
  • Erosão de Margem Fluvial – Parintins/AM

Acesse o Monitor de Desastres

Terça-feira (08 de novembro)

Sem normas relevantes.

Quarta-feira (09 de novembro)

Norma relevante aglutinada na segunda-feira por pertinência temática.

Quinta-feira (10 de novembro)

Indígena

PORTARIA MJSP Nº 221, DE 9 DE NOVEMBRO DE 2022Resposta

Autoriza o emprego da Força Nacional de Segurança Pública – FNSP em apoio à Secretaria Especial de Saúde Indígena do Ministério da Saúde – Sesai/MS e à Fundação Nacional do Índio – Funai, na Terra Indígena Parakanã, no Estado do Pará, nas atividades e nos serviços imprescindíveis à preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, em caráter episódico e planejado, por 90 dias, no período de 14 de novembro de 2022 a 11 de fevereiro de 2023.

Indígena

PORTARIA MJSP Nº 222, DE 9 DE NOVEMBRO DE 2022Resposta

Autoriza a prorrogação do emprego da Força Nacional de Segurança Pública – FNSP em apoio à Fundação Nacional do Índio – Funai, na Terra Indígena Apyterewa, no Estado do Pará, nas atividades e nos serviços imprescindíveis à preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, em caráter episódico e planejado, por mais cento e oitenta dias, de 1º de dezembro de 2022 a 29 de maio de 2023.

Institucional

DECRETO Nº 11.252, DE 9 DE NOVEMBRO DE 2022Revogaço

A Presidência da República revogou 137 atos normativos.

Sexta-feira (11 de novembro)

Indígenas

PORTARIA MJSP Nº 225, DE 10 DE NOVEMBRO DE 2022Resposta

Autoriza a prorrogação do emprego da Força Nacional de Segurança Pública – FNSP, em apoio à Polícia Federal, na Terra Indígena Guarita, no Estado do Rio Grande do Sul, nas atividades e nos serviços imprescindíveis à preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, em caráter episódico e planejado, por sessenta dias, no período de 13 de novembro de 2022 a 11 de janeiro de 2023.

Biodiversidade

PORTARIA GM/MMA Nº 276, DE 10 DE NOVEMBRO DE 2022Neutro

Aprova o  Regimento Interno do Comitê Nacional das Zonas Úmidas (CNZU), podendo haver Comissões Técnicas com o objetivo de avaliar e elaborar documentos em temas específicos demandados pelo Comitê que visem ao cumprimento das atribuições do Comitê.

Bom fim de semana,

Equipe POLÍTICA POR INTEIRO

 

Assine nossa newsletter

Compartilhe esse conteúdo

Realização

Apoio

Apoio