Agora pode vir, 2023

Nesta semana, o Monitor de Atos Públicos captou 22 atos relevantes publicados no Diário Oficial da União (DOU). Os temas mais recorrentes foram Desastres e Biodiversidade (7 atos cada). Dentre as classes, Resposta teve maior número de atos (9).

 

Ministérios do novo Governo Lula

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva antecipou o anúncio dos nomes dos primeiros ministros de sua gestão:

  • Fernando Haddad – Ministro da Fazenda
  • Rui Costa – Casa Civil
  • José Múcio – Ministro da Defesa
  • Flávio Dino – Ministro da Justiça
  • Embaixador Mauro Vieira – Ministro das Relações Exteriores

O futuro ministro Flávio Dino indicou o delegado Andrei Rodrigues para comandar a Polícia Federal. “Levamos em conta, sobretudo, a necessidade de restauração da plena autoridade e legalidade das polícias, também a experiência profissional, inclusive na Amazônia brasileira, uma área estratégica para esse governo e para a segurança pública. E participou do principal, diálogo com estados e municípios”, disse Dino sobre Rodrigues, que integra a equipe de transição de governo na área de Segurança Pública.

 

PEC da Transição é aprovada no Senado

A chamada “PEC da Transição”, que visa a liberar verbas (no montante de R$145 bilhões) fora do teto de gastos para o governo eleito, foi aprovada no Senado Federal por uma votação mais favorável do que previam os aliados de Lula. O texto que segue para a Câmara prevê o aumento de gastos por dois anos. Agora o futuro governo se mobiliza para evitar que a proposta sofra alterações na Câmara dos Deputados, encerrando por lá a tramitação. O líder do governo Bolsonaro, Ricardo Barros, falou em redução do valor e do prazo.

 

COP 15

A primeira semana da COP 15 da Biodiversidade, considerada a COP mais decisiva da última década, terminou sem grandes avanços. Os inúmeros parênteses continuam presentes no Novo Marco Global para a Biodiversidade – Pós 2020, e por isso mesmo o secretariado convocou na noite de quinta-feira os delegados para uma reunião do grupo de contato, fechado à participação da sociedade civil, a serem exortados a começar a trabalhar para eliminar os parênteses. No entanto, várias delegações ainda se sentem desconfortáveis com o texto e alegam que não foi negociado de forma adequada. Enquanto isso, ocorre o evento paralelo “Brazilian Day”, com apresentações sobre as expectativas para a COP15, as questões de jurisdição nacional, a Amazônia, e muitos outros assuntos relacionados às oportunidades e desafios do país acerca da conservação da biodiversidade.

Os povos indígenas da Amazônia brasileira estão participando ativamente da COP15 para garantir que seus direitos e territórios sejam referenciados na estrutura do Novo Marco Global Pós 2020 como um caminho para proteger 80% da Amazônia até 2025.

 Acesse a Análise Mensal | Novembro 2022

Twitter

O bloqueio de recursos destinados ao Ibama foi o destaque em nosso monitoramento do Twitter, que, em parceria com a Folha de S.Paulo, acompanha autoridades e políticos relacionados ao clima e ao meio ambiente. O governo federal bloqueou 12,6 milhões do órgão, o que segundo a própria entidade pode afetar o pagamento até de contas de água e energia.

 

LEGISLATIVO

Câmara dos Deputados

Projeto de Lei 4129/21 Foi aprovado na Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (CMADS) o projeto, que dispõe sobre diretrizes gerais para a elaboração de planos de adaptação à mudança do clima. Agora, a proposta será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Projeto de Lei 2769/22 Foi aprovado o Projeto que redefine os limites do Parque Nacional da Serra dos Órgãos, no estado do Rio de Janeiro. A proposta será enviada ao Senado.

Senado Federal

Projeto de Lei Complementar (PLP) 146/2021 Foi aprovado pela Comissão de Meio Ambiente (CMA) o projeto que determina a destinação de recursos para ações de prevenção e combate aos danos causados por desastres, tanto naturais quanto não naturais.

 

JUDICIÁRIO

Sem movimentações relevantes.

Segunda-feira (05 de dezembro)

Desastres

PORTARIA Nº 3.457, DE 2 DE DEZEMBRO DE 2022Resposta

PORTARIA Nº 3.466, DE 2 DE DEZEMBRO DE 2022Resposta

PORTARIA Nº 3.485, DE 6 DE DEZEMBRO DE 2022Resposta

PORTARIA Nº 3.486, DE 6 DE DEZEMBRO DE 2022Resposta

PORTARIA Nº 3.513, DE 7 DE DEZEMBRO DE 2022Resposta

PORTARIA Nº 3.518, DE 8 DE DEZEMBRO DE 2022Resposta

PORTARIA Nº 3.516, DE 8 DE DEZEMBRO DE 2022Resposta

Reconhece a situação de emergência por:

  • Estiagem Vila Nova do Piauí/PI, Carnaúba dos Dantas/RN, São Pedro/RN, uruá/AM, Uarini/AM, Planalto/BA, Uauá/BA, Canindé/CE, Cajazeirinhas/PB, São João do Rio do Peixe/PB, Cumaru/PE, Messias Targino/RN, Livramento de Nossa Senhora/BA, Mansidão/BA, Rio do Antônio/BA, 140 municípios do Estado da Paraíba/PB
  • Chuvas Intensas 37 municípios do Estado de Santa Catarina/SC, 43 municípios do Estado de Minas Gerais/MG, Prado/BA, Caracol/MS
  • Granizo Sacramento/MG, Carandaí/MG, Rio Azul/PR
  • Seca – Parambu/CE, Morada Nova/CE, Rio Pardo de Minas/MG

Reconhece o estado de calamidade pública por:

  • Chuvas Intensas – Santo Amaro da Imperatriz/SC, São João Batista/SC

Acesse o Monitor de Desastres


Florestas

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 16, DE 25 DE NOVEMBRO DE 2022Regulação

Institui o sistema do Documento de Origem Florestal Rastreabilidade (DOF+), como ferramenta de emissão, gestão e monitoramento das licenças obrigatórias para transporte e armazenamento de produtos florestais de espécies nativas do Brasil. As disposições desta norma aplicar-se-ão ao sistema mencionado no caput e ao período de transição que implicará a coexistência dos sistemas DOF+ e DOF Legado (instituído por meio da Portaria MMA nº 253/2006). A rastreabilidade será realizada a partir do Código de Rastreio, gerado automaticamente pelo sistema e atrelado à origem do crédito do produto florestal. Estarão sujeitos ao controle da origem, por meio do sistema DOF+, todas as novas autorizações de atividades florestais emitidas no Sinaflor, ou a ele enviadas por sistemas estaduais integrados, a partir da data de publicação da presente norma. Altera a Instrução Normativa nº 21/2014.

Terça-feira (06 de dezembro)

Norma relevante aglutinada na segunda-feira por pertinência temática.

Quarta-feira (07 de dezembro)

Agropecuária

PORTARIA MAPA Nº 525, DE 6 DE DEZEMBRO DE 2022Planejamento

Institui o Programa Nacional de Manejo Sustentável do Solo e da Água em Microbacias Hidrográficas – Águas do Agro, sob a supervisão do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, visando promover o desenvolvimento econômico sustentável no meio rural, por meio da adoção de práticas de manejo e conservação de solo e água, com a utilização eficiente dos recursos naturais no processo produtivo agropecuário. As ações do Programa serão executadas de forma integrada, em dois níveis, considerando a microbacia hidrográfica como unidade de planejamento e a propriedade agrícola individual como unidade de intervenção. O Programa Águas do Agro será implementado, prioritariamente, em territórios que apresentem: I – microbacias hidrográficas com criticidade quanto à conservação dos solos ou uso dos recursos hídricos; e II – organização de produtores rurais constituída, por meio de associações, cooperativas, instituições sem fins lucrativos e outras entidades representativas. A Portaria entra em vigor em 2 de janeiro de 2022.

Agropecuária

RESOLUÇÃO Nº 5, DE 5 DE DEZEMBRO DE 2022Planejamento

Institui o Grupo de Trabalho sobre Prospecção e Estruturação de Dados e Estatísticas Agroambientais no âmbito da Comissão de Desenvolvimento sustentável do Agronegócio – CDSA, com o objetivo de avaliar e propor indicadores agroambientais adequados para políticas públicas com participação do MAPA. O grupo será composto por 7 (sete) membros das seguintes unidades: I – Secretaria Executiva – SE; II – Secretaria de Defesa Agropecuária – SDA; III – Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Rural e Irrigação – SDI; IV – Secretaria de Agricultura Familiar e Cooperativismo – SAF; V – Secretaria de Política Agrícola – SPA; VI – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – EMBRAPA; e VII – Companhia Nacional de Abastecimento – CONAB. O grupo terá duração de 180 (cento e oitenta) dias, prorrogável uma única vez por igual período.

Indígenas

PORTARIA MJSP Nº 232, DE 6 DE DEZEMBRO DE 2022Resposta

Autoriza  prorrogação do emprego da Força Nacional de Segurança Pública – FNSP em apoio à Fundação Nacional do Índio – Funai, nas Terras Indígenas Koatinemo e Cachoeira Seca, no Estado do Pará, nas atividades e nos serviços imprescindíveis à preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, em caráter episódico e planejado, por noventa dias, de 14 de dezembro de 2022 a 13 de março de 2023.

Indígenas

PORTARIA CONJUNTA Nº 10, DE 26 DE SETEMBRO DE 2022Resposta

Estabelece medidas cautelares para a proteção de indígenas isolados nos limites da RESEX do Médio Purus, localizada nos Municípios de Lábrea, Pauiní e Tapauá, no Estado do Amazonas, determinando às setoriais competentes da Funai e ICMBio que implementem controle de acesso e do uso de recursos naturais nas áreas da RESEX do Médio Purus em que identificada a presença atual ou recente de grupos indígenas isolados. Conforme reportagem, desde 2021 não há medidas da FUNAI a fim de proteger indígenas localizados na região.

Institucional

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 17, DE 1º DE DEZEMBRO DE 2022Regulação

Altera a Instrução Normativa Ibama nº 17/2011. Dentre as alterações, reduziu a definição de julgamento, retirando a “homologação da notificação recebida pelo contribuinte e não impugnada, que neste caso opera-se por esse só fato, em decorrência da inércia do interessado”, ou seja, a possibilidade de ser considerado julgamento quando não há defesa. Revoga (i) a possibilidade de recrutamento de servidores ou grupo de servidores em caráter temporário, para fins de julgamentos; e (ii) a impossibilidade de consulta à Procuradoria Federal Especializada no caso de “matérias já disciplinadas em atos normativos vigentes, inclusive súmulas e orientações jurisprudenciais normativas de quaisquer dos órgãos da Advocacia Geral da União – AGU”.

Biodiversidade

PORTARIA ICMBIO Nº 1.150, DE 6 DE DEZEMBRO DE 2022Regulação

Estabelece, no âmbito do ICMBio, os princípios, as diretrizes, instrumentos e os procedimentos relativos ao Manejo Integrado do Fogo (MIF) em unidades de conservação federais. O MIF tem como princípios: I – a conservação da biodiversidade; II – o respeito à diversidade socioambiental e cultural; III – a participação social; IV – o manejo adaptativo; V – a eficiência administrativa. De forma transitória, em até dois anos após a edição desta normativa, nas unidades de conservação que não possuam Planos de Manejo Integrado do Fogo devidamente aprovados, o planejamento do uso do fogo poderá ser autorizado por meio da aprovação pela Coordenação de Manejo Integrado do Fogo dos respectivos planos operacionais de Manejo Integrado do Fogo.

Quinta-feira (08 de dezembro)

Norma relevante aglutinada na segunda-feira por pertinência temática.

Sexta-feira (09 de dezembro)

Norma relevante aglutinada na segunda-feira por pertinência temática.

Bom fim de semana,

Equipe POLÍTICA POR INTEIRO

Equipe Editorial (Liuca Yonaha, Marta Salomon, Melissa Aragão, Ester Athanásio, Marco Vergotti, Renato Tanigawa, Taciana Stec, Wendell Andrade, Daniel Porcel, Caio Victor Vieira, Beatriz Calmon, Rayandra Araújo e Daniela Swiatek).

Assine nossa newsletter

Compartilhe esse conteúdo

Apoio

Realização

Apoio