Frota brasileira de veículos eletrificados aumenta mais de 220 vezes em cinco anos

O consumo de eletricidade no transporte rodoviário saltou de 22 GWh (gigawatts-hora) em 2020 para 745 GWh no ano passado. Esse aumento de demanda por eletricidade no setor acompanha a alta de licenciamentos de veículos elétricos nos últimos anos. No início da década, eram 1,8 mil unidades, entre caminhões, ônibus, automóveis e veículos comerciais leves licenciados. No ano passado, o número acumulado chegou a 396,8 mil unidades.

“O aumento expressivo da demanda por eletricidade do transporte rodoviário observado a partir de 2020 está vinculado, principalmente, ao aumento do número de modelos de veículos eletrificados disponibilizados no mercado brasileiro, à redução dos preços e ao aumento da autonomia desses novos modelos”, diz o Relatório Síntese do Balanço Energético Nacional (BEN) de 2026, publicado pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE) no início do mês. É a primeira vez que o estudo traz os dados do consumo de eletricidade no setor de transporte rodoviário, contabilizando os números na matriz energética brasileira a partir de 2020.

Equipe Editorial (Liuca Yonaha, Marta Salomon, Marco Vergotti, Renato Tanigawa, Taciana Stec, Daniel Porcel, Caio Victor Vieira, Beatriz Calmon e Rayandra Araújo).