Reconstrução é a palavra de ordem

Reconstruir é a palavra de ordem hoje no Brasil. Seja no sentido material ou figurado, o país passa por um processo de recomposição de suas estruturas. Dentro dessa perspectiva, em relação à agenda climática e ambiental, a Política por Inteiro lançou, neste mês de janeiro, o Monitor da Reconstrução. A ferramenta vai acompanhar se as medidas tomadas pelo governo federal estão de acordo com o que foi proposto no documento Reconstrução, lançado em 2022 pela equipe do Instituto Talanoa.

O estudo “Reconstrução: 401 atos do Poder Executivo Federal (2019-2022) a serem revogados ou revisados para reconstituição da agenda climática e ambiental brasileira” foi lançado em 31 de outubro e sintetiza o primeiro ciclo de quatro anos de gestão federal monitorado pela iniciativa e aponta os caminhos para a retomada da agenda socioambiental e climática.

O Monitor da Reconstrução traz um balanço dos atos já revogados, acompanha a retomada dos colegiados – muitos extintos ou desconfigurados na administração anterior –, monitora a pauta socioambiental de maneira transversal por toda a administração federal e reúne ainda as análises da equipe do Instituto Talanoa sobre os sinais emitidos pelo Governo Lula. “Depois de todo trabalho de levantamento feito pela equipe nos últimos quatro anos, e da análise sobre cada ato, agora é hora de monitorar as ações do novo governo dentro dessa agenda de reorganização socioambiental e climática, para que as ações possam, de fato, resultar em políticas públicas que encaminhem o Brasil a uma transição justa, benéfica a toda a sociedade”, afirma a presidente do Instituto Talanoa, Natalie Unterstell.

Ainda não conhece o Reconstrução? Clique na figura e baixe o arquivo.

Os número da Reconstrução

Mais de 140 mil atos com interface às políticas ambiental e climática no Governo Bolsonaro

2.189 atos infralegais relevantes para as políticas climáticas e socioambientais no Diário Oficial da União (DOU).

Desses, 855 contribuíram para o processo de desconstrução.

Entre eles, 401 atos requerem ações imediatas, entre revogações e revisões.

Assine nossa newsletter

Compartilhe esse conteúdo

Realização

Apoio

Apoio