O que falta+

Nesta semana, o Monitor de Atos Públicos captou 15 normas relevantes publicadas no Diário Oficial da União. O tema mais recorrente foi Desastres com (5), todos relativos às declarações de situações de emergência. Entre as classes, Resposta teve o maior número de normas (8). Além das declarações de emergência, uma medida próvisória estabeleceu barreiras sanitárias em terras indígenas, houve a renovação da medida restritiva na Terra Indígena Pirititi e também a prorrogação das ações da Força Nacional no Amazonas, na Operação Arpão I na calha do Rio Negro e Solimões, para combate ao crime organizado, ao narcotráfico e aos crimes ambientais.

Nesta semana ocorreu também a 70ª reunião ordinária da Comissão Nacional da Biodiversidade (Conabio). Entre os assuntos em pauta, a criação do Conserva+, programa que deverá estabelecer uma nova estratégia para como será a proteção, conservação e uso  da diversidade biológica brasileira, incluindo as espécies ameaçadas. Somados aos programas Floresta+ (que são cinco) e o REDD+, este é o sétimo programa + do Governo Federal. Acesse o nosso blog e confere lá a avaliação que fizemos desse assunto. 

OCDE

Respeito à democracia, aos direitos humanos e a reversão da perda de biodiversidade e do desmatamento são algumas das condições que constam do roadmap para a acessão do Brasil à Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), divulgado nesta sexta, dia 10 de junho. Fizemos uma análise sobre o documento que mostra o roteiro de avaliação a ser seguido para que o país possa ingressar na entidade. Uma das novidades é a inserção de áreas de política pública a serem consideradas nas avaliações ao longo do processo; em especial, uma área dedicada a meio ambiente, biodiversidade e mudanças climáticas. O roadmap foi aprovado na reunião ministerial da OCDE, realizada nesta semana em Paris. O Brasil foi representado no encontro pelo secretário-executivo do Ministério da Economia, Marcelo Guaranys, já que o ministro Paulo Guedes, na última hora, decidiu ficar no país para articular o projeto do governo para baixar os impostos sobre os combustíveis. Guaranys reconheceu que o governo está em débito com as pautas de meio ambiente: “Um ponto que sabemos que tem causado muita preocupação é toda a agenda ambiental, de sustentabilidade, da nossa legislação e fiscalização. Isso nós também vamos ter que apresentar”, disse.  

Bruno Pereira e Dom Phillips desaparecidos

O desaparecimento do indigenista Bruno Pereira (servidor da FUNAI) e do jornalista inglês Dom Phllips, na região do Vale do Javari/AM, causou repercussão mundial. Segundo relato da União dos Povos Indígenas do Vale do Javari (Univaja), eles partiram da comunidade São Rafael em 5 de junho em direção a Atalaia do Norte, mas não chegaram ao destino. Houve manifestações da Comissão de Direitos Humanos (CDH) do Senado e da ONU, que ressaltou: “A resposta (do governo ao desaparecimento) foi extremamente lenta, infelizmente. (…) O Estado tem a responsabilidade de proteger o trabalho de jornalistas e de defensores dos direitos humanos. Eles têm a obrigação de assegurar o direito à segurança e de iniciar uma investigação”. A representante da ONU, Ravina Shamdasani, destacou ainda que está “preocupada com o contexto mais amplo de ataques a defensores dos direitos humanos, ambientalistas e jornalistas no Brasil”.

A região do Vale do Javari é reconhecidamente conflituosa. Em agosto de 2019, a Portaria 882/2019 autorizou o emprego da FNSP em apoio à FUNAI para “garantir a integridade física e moral dos povos indígenas e dos servidores da Funai, na Terra Indígena Vale do Javari, no estado do Amazonas”, de 06/12/2019 a 02/06/2020. Esse prazo foi prorrogado sucessivas.vezes: (i) Portaria 287/2020 – de 03/06/2020 a 29/11/2020; (ii) Portaria 637/2020 – 30/11/2020 a 28/05/2021; (iii) Portaria 238/2021 – 29/05/2021 a 26/08/2021. Contudo, desde final de agosto de 2021, não houve nova prorrogação do emprego da Força Nacional na região.

Bolsonaro e Cúpula das Américas

Na abertura da Cúpula das Américas, em Los Angeles, o presidente Joe Biden fez um chamamento à democracia, definindo-a como “ingrediente essencial para o futuro das Américas”. Também houve movimento para que na Cúpula seja assinada uma declaração sobre o clima.

Bolsonaro chegou à Cúpula sob pressão por conta dos desaparecimentos na região do Vale do Javari, mas, referindo-se à Amazônia, externou a Joe Biden que “por vezes (…) nos sentimos ameaçados na nossa soberania naquela área”, defendendo que o Brasil “preserva muito bem o seu território”. A fala vem uma semana depois de terem sido divulgados dados recordes de queimadas na região, conforme alertamos no último boletim.



Em maio, o Monitor de Atos Públicos captou 81 atos relevantes às políticas ambiental e de mudança climática publicadas no Diário Oficial da União. Acesse a Análise Mensal e confira o balanço sobre as principais normas, a contextualização delas e outros sinais das políticas de clima e meio ambiente, incluindo tendências para os próximos meses.

Acesse a análise mensal: Maio de 2022  

 

 


Evento OCDE

Como está o processo de entrada do Brasil na OCDE?

Pesquisadores e diplomatas discutem a acessão do país, com ênfase nos desafios e oportunidades nas agendas relacionadas a florestas e mudanças climáticas

 14 de junho, às 10h

Ao vivo: youtube.com/politicaporinteiro

INSCRIÇÕES: http://ocde.politicaporinteiro.org/

Embaixador Carlos Marcio Cozendey, delegado do Brasil junto à OCDE em Paris

Embaixadas da Noruega, França e Reino Unido no Brasil

Prof. dr. Alberto Pfeifer (IEA-USP)

Profa. dra. Vera Thorstensen (CCGI-FGV)

Natalie Unterstell (Instituto Talanoa)

Karina Bugarin (Instituto Talanoa)

FOCO AMAZÔNIA – Alertas da semana

Executivo
Amazonas | Florestas
Decreto n° 45.765/2022
Declarada a Situação de Emergência Ambiental nos municípios integrantes da região Sul e da região Metropolitana de Manaus, no estado do Amazonas, que se encontram sob o impacto negativo do desmatamento ilegal e queimadas não autorizadas. O decreto considera as altas taxas registradas no estado, enquanto que na Amazônia Legal houve queda no mês de maio.
Amazonas | Meio Ambiente
Decreto n° 45.764/2022
Altera a regulamentação da lei do Sistema Estadual de Licenciamento de Atividades com Potencial de Impacto no Meio Ambiente e aplicação de penalidades. Delega a competência de lavraturas de sanções administrativas ambientais para a Polícia Militar do Estado do Amazonas, especializada na área ambiental, ao Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Amazonas e à Polícia Civil do Estado do Amazonas.
Legislativo

Mato Grosso| Biodiversidade

Projeto de Lei n° 561/2022 

Altera a Lei n.º 8.830, de 21 de janeiro de 2008, que “Dispõe sobre a Política Estadual de Gestão e Proteção à Bacia do Alto Paraguai no Estado de Mato Grosso e dá outras providências”.  Prevê que nas áreas consideradas de preservação permanente na Planície Alagável da Bacia do Alto Paraguai de Mato Grosso que possuam pastagens nativas será permitido o acesso e uso para a pecuária extensiva, autorizando a instalação de obras e empreendimentos de infraestrutura e abastecimento para atividades de turismo e pecuária extensiva.
 

Acesse o Foco Amazônia

DESMATAMENTO NO AMAZONAS

Política Por Inteiro na mídia

 
Transparência Brasil Semana Mundial do Meio Ambiente: organizações resumem falhas de transparência e retrocessos na pauta ambiental
((o)) eco MT quer liberar pecuária extensiva em áreas protegidas no Pantanal.

((o)) eco:

Amazonas decreta Situação de Emergência Ambiental no sul do Estado por causa de queimadas
Piauí: O desmatamento segundo Bolsonaro

Twitter

O sumiço do jornalista inglês Dom Philips e do indigenista Bruno Araújo Pereira, no Vale do Javari (AM), foi um dos assuntos mais discutidos da semana em nosso monitoramento do Twitter, que, em parceria com a Folha de S.Paulo, acompanha autoridades e políticos relacionados a clima e meio ambiente. O Vale do Javari tem histórico de invasões pelo garimpo ilegal. A população, em especial os jornalistas, se manifestaram na rede e denunciaram que Bruno e Dom já haviam recebido ameaças de grupos da região.

Também teve destaque a hashtag #SemanaAntiAmbiental, tuitaço que ocorreu durante sessão solene na Câmara dos Deputados sobre o Dia Mundial do Meio Ambiente, para denunciar retrocessos na política ambiental. Além do desaparecimento de Dom e Bruno, apareceram críticas a respeito do PL 5544/2020 (que autoriza a caça esportiva de animais), PL 2159/2021 (licenciamento ambiental), PL 984/2019 (visa reabrir a Estrada do Colono), PL 191/2020 (autoriza mineração em Terras Indígenas), PL 2633/2020 (conhecido como PL da Grilagem) e outros. Parlamentares e ativistas lançaram manifesto que deve ser entregue aos presidentes das Casas Legislativas.

 

LEGISLATIVO:

Destaques da semana

Senado Federal
Projeto de Lei do Senado n° 168, de 2018 Projeto de iniciativa do senador Acir Gurcacz (PDT/RO) e que visa regulamentar o licenciamento ambiental previsto no inciso IV do § 1º do art. 225 da Constituição Federal e dispor sobre a avaliação ambiental estratégica, está pronto para ser pautado na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).
Projeto de Lei n° 1459, de 2022 Projeto de iniciativa do senador Blairo Maggi (sem partido/MT) sobre flexibilização das regras para fiscalização e utilização de agrotóxicos foi retirado de pauta da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA), sendo aprovado pelo colegiado requerimentos para que sejam realizadas duas audiências públicas.
Câmara dos Deputados
Projeto de Lei (PL) 5634/2019 Projeto de iniciativa do deputado Otto Alencar (PSD/BA), visa dispor sobre o plantio de espécies nativas para a recuperação ou restauração de áreas ecologicamente sensíveis na propriedade rural, teve requerimento de urgência aprovado.
Desastre de Mariana Aprovado pela Comissão Externa o relatório com 84 recomendações e 56 pressupostos para a reparação dos danos do desastre ambiental, cuja intenção “é influenciar o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) na atual repactuação de acordos assinados pelas mineradoras Samarco, Vale e BHP Billington”.
Manifesto contra propostas anti-ambientais Foi lançado manifesto por deputados da Frente Parlamentar Ambientalista a fim de denunciar propostas prejudiciais ao meio ambiente e que estão pautados na Comissão de Meio Ambiente e de Desenvolvimento Sustentável.

Novas propostas

  • Projeto de Lei (PL) 1506/2022: De iniciativa do deputado José Mario Schreiner (MDB/GO), visa alterar a Lei 14.119, de 13 de janeiro de 2021, para permitir que sejam destinados a ações de pagamento por serviços ambientais os recursos decorrentes da conversão de multas simples; e altera a Lei nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998, para permitir a conversão de multas ambientais em ações do Programa Federal de Pagamento por Serviços Ambientais (PFPSA).

Segunda-feira (06 de junho)

Desastres
PORTARIA Nº 1.803, DE 3 DE JUNHO DE 2022 – Resposta

PORTARIA Nº 1.833, DE 6 DE JUNHO DE 2022 – Resposta

PORTARIA Nº 1.856, DE 7 DE JUNHO DE 2022 – Resposta

PORTARIA Nº 1.887, DE 9 DE JUNHO DE 2022 – Resposta

PORTARIA Nº 1.875, DE 8 DE JUNHO DE 2022 – Resposta

Reconhece a situação de emergência por:

  • Chuvas Intensas – Igreja Nova/AL, Passo de Camaragibe/AL, Ourém/PA, Santa Luzia do Pará/PA, Abreu e Lima/PE, Aliança/PE, João Alfredo/PE, Grão Pará/SC, Urubici/SC, Belém/AL, Parintins/AM, Matriz de Camaragibe/AL, Tanque D`Arca/AL, Chã de Alegria/PE, Igarassu/PE, Ilha de Itamaracá/PE, Limoeiro/PE, São Lourenço da Mata/PE, Sirinhaém/PE, Araranguá/SC, Lages/SC, Lauro Muller/SC, Orleans/SC;
  • Estiagem – Uauá/BA, Itiúba/BA, Sento Sé/BA, Aiuaba/CE, Anagé/BA, Juazeiro/BA, Livramento de Nossa Senhora/BA, Altinho/PE, São Francisco do Oeste/RN, Planaltino/BA, Tenente Laurentino Cruz/RN;
  • Inundações Atalaia do Norte/AM, Boa Vista do Ramos/AM, Itacoatiara/AM, Juruá/AM, Santo Antônio do Içá/AM, Tabatinga/AM, Tubarão/SC, Juruti/PA, Borba/AM, Careiro da Várzea/AM, Uarini/AM, Rio Azul/PR;
  • Doenças infecciosas – Nova Londrina/PR;
  • Enxurradas – Ciríaco/RS, São Martinho/SC;
  • Seca – Morada Nova/CE;
  • Vendaval – Miranda/MS, Mucurici/ES;
  • Deslizamentos – Itanhomi/MG.

Acesse o Monitor de Desastres

Terça-feira (07 de junho)

Agricultura

PORTARIA MAPA Nº 443, DE 6 DE JUNHO DE 2022 – Planejamento

Institui o Programa Excelência em Defesa Agropecuária – Excellentia. O Programa tem como objetivo o intercâmbio técnico entre servidores do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e instituições nacionais ou internacionais, de referência em Defesa Agropecuária, para trabalhar em temas estratégicos e de alta prioridade para a Defesa Agropecuária, previstos em plano de trabalho a ser elaborado para cada caso. 

Agricultura

ATO Nº 26, DE 3 DE JUNHO DE 2022 – Regulação

Concede registro para 67 agrotóxicos incluindo produtos técnicos e pré-misturas, incluindo produtos de Classe I- Produto Altamente Perigoso ao Meio Ambiente; Classe II – Produto Muito Perigoso ao Meio Ambiente e de Classe III – Produto Perigoso ao Meio Ambiente.

Quarta-feira (08 de junho)

Meio Ambiente

PORTARIA Nº 1.411, DE 3 DE JUNHO DE 2022 – Neutro

Aprova o Relatório de Qualidade do Meio Ambiente – RQMA Brasil 2020, elaborado sob a coordenação do Centro Nacional de Monitoramento e Informações Ambientais (Cenima).

Indígena

MEDIDA PROVISÓRIA Nº 1.121, DE 7 DE JUNHO DE 2022 – Resposta

Estabelece a instalação de barreiras sanitárias protetivas de áreas indígenas para controlar o trânsito de pessoas e de mercadorias direcionadas a essas áreas, com a finalidade de evitar o contágio e a disseminação da Covid-19. A Medida Provisória entrou em vigor na data de sua publicação e vigerá até 31 de dezembro de 2022.

Quinta-feira (09 de junho)

Energia

RESOLUÇÃO CPPI Nº 239, DE 2 DE JUNHO DE 2022 – Desestatização

Opina favoravelmente e submete à deliberação do Presidente da República a qualificação, no âmbito do Programa de Parcerias de Investimentos – PPI os Leilões de Energia Nova “A-5” e “A-6”, Leilão de Reserva de Capacidade (na forma de energia de reserva); e Leilão de Reserva de Capacidade (na forma de potência). A reserva de capacidade inclui o montante produzido pelas usinas termelétricas, subsidiadas pelo governo de acordo com a Lei nº 14.299 de janeiro de 2022.

Sexta-feira (10 de junho)
Indígena

PORTARIA FUNAI Nº 522, DE 2 DE JUNHO DE 2022 – Resposta

Renova pelo período de 6  meses a restrição de ingresso, locomoção e permanência de pessoas estranhas aos quadros da Funai, na área de 40.095 hectares e perímetro aproximado de 192 quilômetros, da Terra Indígena Pirititi, em Rorainópolis/RR. 

A norma é resultado da determinação do Ministério Público Federal (MPF) que pediu tutela provisória de urgência para a proteção dos indígenas isolados da região que sofrem com a invasão de grileiros. A última prorrogação ficou vigente de setembro/21 a março/22 e desde então a TI estava sem proteção. 

Amazônia

PORTARIA MJSP Nº 99, DE 9 DE JUNHO DE 2022 – Resposta

Autoriza o emprego da Força Nacional de Segurança Pública em apoio ao Governo do Estado do Amazonas, na Operação Arpão I (Médio Solimões), em ações de combate ao crime organizado, ao narcotráfico e aos crimes ambientais, na calha do Rio Negro e Solimões, no Estado do Amazonas, por 90 dias.

Bom fim de semana,

Equipe POLÍTICA POR INTEIRO

Equipe Editorial (Liuca Yonaha, Marta Salomon, Melissa Aragão, Ester Athanásio, Marco Vergotti, Renato Tanigawa, Taciana Stec, Wendell Andrade, Daniel Porcel, Caio Victor Vieira, Beatriz Calmon, Rayandra Araújo e Daniela Swiatek).

Assine nossa newsletter

Compartilhe esse conteúdo

Apoio

Realização

Apoio