COP30 é oportunidade para aumentar financiamento para adaptação

A COP30 pode ser reconhecida como a COP que decidiu pelo menos triplicar o financiamento para adaptação até 2030, atendendo ao apelo do Grupo dos Países Menos Desenvolvidos (LDCs). No ano passado, em Baku, o Novo Objetivo Coletivo Quantificado de Financiamento Climático (NCQG) estabeleceu a meta de triplicar o financiamento climático até 2035, mas não determinou incentivos claros para adaptação, que segue cronicamente subfinanciada. Ela representa apenas 34% dos recursos para clima, apesar de ser a linha de frente da proteção de bilhões de pessoas perante a emergência climática.

O Tá Lá no Gráfico desta semana mostra a importância de se reduzir a lacuna entre necessidades e recursos disponíveis, no momento em que vence o compromisso do Pacto Climático de Glasgow para duplicação dos recursos para adaptação (2019-2025). Se não houver sinais políticos claros na COP30, o financiamento para adaptação poderá enfrentar um declínio devido à falta de previsibilidade.

Equipe Editorial (Liuca Yonaha, Marta Salomon, Melissa Aragão, Ester Athanásio, Marco Vergotti, Renato Tanigawa, Taciana Stec, Wendell Andrade, Daniel Porcel, Caio Victor Vieira, Beatriz Calmon, Rayandra Araújo e Daniela Swiatek).

Assine nossa newsletter

Compartilhe esse conteúdo

Apoio

Realização

Apoio