Licenciamento ambiental: será lei geral ou libera-geral?

Da autorização administrativa dos anos 1930 à estrutura consolidada pela Constituição de 1988, a história do licenciamento ambiental no Brasil revela sua evolução como principal instrumento de proteção da vida. Mais que um processo burocrático, é um mecanismo essencial para garantir saúde pública, segurança e bem-estar das populações. 

Em julho, o Congresso aprovou, sob o pretexto da necessidade de aprimoramento, a flexibilização do instrumento. No dia 8, no limite para sancionar a lei, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva promulgou a Lei Geral do Licenciamento Ambiental (Lei 15.190/2025), com 63 dispositivos vetados e enviou ainda uma Medida Provisória e um Projeto de Lei sobre o tema, incluindo pontos vetados. 

O Tá Lá no Gráfico desta semana conta como o mecanismo de licenciamento ambiental foi evoluindo ao longo das décadas no Brasil, concebido para proteger saúde pública, segurança e bem-estar das populações. A narrativa visual mostra os trechos críticos da flexibilização, sobretudo a Licença Ambiental Especial para empreendimentos considerados estratégicos, viabilizada pela MP com efeito imediato.

Equipe Editorial (Liuca Yonaha, Marta Salomon, Melissa Aragão, Ester Athanásio, Marco Vergotti, Renato Tanigawa, Taciana Stec, Wendell Andrade, Daniel Porcel, Caio Victor Vieira, Beatriz Calmon, Rayandra Araújo e Daniela Swiatek).

Assine nossa newsletter

Compartilhe esse conteúdo

Apoio

Realização

Apoio