O sonho da justiça ambiental

Foto: Freepik

O Congresso Nacional tem a caneta na mão para dar um importante passo para se juntar aos países latinos na garantia dos direitos de todas as pessoas a um meio ambiente saudável e ao desenvolvimento sustentável. No dia 11 de maio, foi encaminhado pelo Presidente da República ao Congresso Nacional o texto do Acordo Regional sobre Acesso à Informação, Participação Pública e Acesso à Justiça em Assuntos Ambientais na América Latina e no Caribe, conhecido como Acordo de Escazú. Ele é uma iniciativa da ONU, capitaneada pela Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL).

Formulado em 2018, o tratado tem como principal objetivo garantir o acesso à informação ambiental, ampliando assim a participação pública nos processos de tomada de decisões e o acesso à justiça em questões ambientais. Em março deste ano, organizações da sociedade civil enviaram uma carta ao Itamaraty e mais nove ministérios destacando que ratificar o Acordo de Escazú sinaliza a disposição do Brasil de cooperar regionalmente para a proteção do meio ambiente e de defensores e defensoras ambientais.

COP 28

Segundo noticiado pela Folha de São Paulo, a equipe organizadora da COP 28 está formando “aliança” com o setor de gás e petróleo. Há perspectiva da chamada “Aliança Global pela Descarbonização”, a qual “estabelecerá a meta de alcançar emissões líquidas zero até 2050 a partir de emissões diretas e emissões derivadas da energia que as empresas compram, conhecidas como escopo 1 e 2”. Vamos acompanhar.

Retomada do CONAMA

O Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) está aos poucos retomando as suas atividades em uma nova composição. Nesta semana houve a designação dos representantes do colegiado. A primeira reunião plenária está agendada para a próxima semana, dia 17/05, conforme convocação no site oficial do Conselho.

A sua reestruturação  foi dada pelo Decreto Federal 11.417/2023 e analisada no nosso blog. Cabe recordar que o CONAMA possuía 96 assentos até 2019, quando houve a diminuição para 23, com o aumento da discrepância entre membros do Poder Público Federal e outras esferas. No início deste ano, o Conama passou a contar com 113 representações. A sociedade civil organizada, a comunidade científica e representantes de grupos vulneráveis e de trabalhadores totalizam 22 assentos no colegiado, ou seja,  menos de 20%.

Plano Plurianual

Começaram nesta semana as plenárias estaduais do Plano Plurianual Participativo (PPA). A primeira aconteceu em Salvador/BA. Ainda, foi lançada a plataforma Brasil Participativo (PPA), por meio da qual a sociedade poderá participar das decisões sobre investimentos dos recursos federais nos próximos quatro anos.

MONITOR DA RECONSTRUÇÃO

Desde o início do novo governo federal, o Monitor de Atos Públicos captou 220 atos relacionados à política climática, destes, 88 tratam de normas que incidem no processo de reconstrução da agenda climática e ambiental brasileira, conforme os caminhos apontados no relatório Reconstrução da Política por Inteiro. A maioria destes atos são decretos assinados pelo Presidente da República, em segundo lugar estão os atos publicados pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima.

Talanoa na mídia

Revista Época Negócios Mercado regulado de carbono: a hora chegou
Portal Amazonas Atual Em Manaus, evento gratuito debate soluções sustentáveis na Amazônia


Atualização Metodológica

A tipologia de classificação aplicada pela Política por Inteiro desde 2019 passou por um processo de revisão, tanto nos temas em que são enquadradas as normas captadas, quanto nas classificações. Confira o que mudou


MONITOR DE ATOS PÚBLICOS

Em uma semana de pouquíssimas publicações, o Monitor de Atos Públicos captou 4 normas relevantes no DOU. O tema mais frequente foi Institucional, com 3 atos. A classe mais captada foi Regulação, com 3 normas, relativas à designação de membros para o CONAMA, o encaminhamento do texto do Acordo de Escazú ao Congresso Nacional e a abertura de orçamento destinado à agropecuária sustentável.




MONITOR DE DESASTRES

Nesta semana foi captado apenas um ato de reconhecimento de emergência, envolvendo oito municípios.

Bom fim de semana,
Equipe POLÍTICA POR INTEIRO

Assine nossa newsletter

Compartilhe esse conteúdo

Apoio

Realização

Apoio