Dia dos Povos Indígenas: esperando por TI

Foto: Reprodução/Canva


Na semana do Dia dos Povos Indígenas, o Judiciário anunciou a retomada do julgamento do marco temporal para demarcação das terras indígenas (TI) e o Executivo instituiu um grupo de trabalho para analisar o Estatuto do Índio. Havia a expectativa de que o Governo Federal anunciasse demarcações de TIs, o que não ocorreu.  

Em 19 de abril, a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Rosa Weber, anunciou que, em 7 de junho, será retomado o julgamento do processo que discute a chamada “tese do marco temporal para definição da ocupação tradicional da terra por indígenas”. Pela tese, só seriam terras dos povos indígenas aquelas tradicionalmente ocupadas até a data da promulgação da Constituição Federal, ou seja, até 5 de outubro de 1988. O julgamento está paralisado desde o segundo semestre de 2021, quando houve pedido de vistas do ministro Alexandre de Moraes. A última demarcação de terra indígena foi a Baía dos Guató, em Barão de Melgaço (MT), em 27 de abril de 2018. 

No Executivo, foram instituídas duas portarias relacionadas ao tema. A Portaria para criação do Grupo de Trabalho – GT de Juristas Indígenas, com finalidade de analisar o Estatuto do Índio. E a outra Portaria que tem como foco o diálogo com a sociedade civil acerca de um fundo voltado para os biomas indígenas.

Segue a expectativa de que, pelo menos, 14 terras indígenas sejam demarcadas ainda neste ano. Segundo a presidente da Fundação Nacional dos Povos Indígenas – FUNAI, Joenia Wapichana, os dados estão com a Casa Civil. “O processo de demarcação de terras indígenas está em discussão no governo para definição de quais serão demarcadas. As tratativas estão avançadas e a expectativa é de que em breve seja definido”, disse.

Os últimos 4 anos foram de mais resistência e mais perdas para os povos indígenas do país. Sem terem nenhum centímetro de terra demarcada desde 2019, a eleição de um novo governo trouxe esperança. Logo na posse, o presidente Lula subiu a rampa do Planalto com diversas lideranças e representações, dentre elas o cacique kayapó Raoni Metuktire. A criação do Ministério dos Povos Indígenas (MPI), sob comando de Sônia Guajajara, o deslocamento da FUNAI para a estrutura do MPI e, de forma histórica, a posse da primeira presidente indígena da fundação, foram atos que ampliaram a representatividade e trouxeram voz aos povos indígenas. No  Legislativo, a eleição da deputada federal Célia Xakriabá (PSOL/MG) para a presidência da Comissão da Amazônia e Povos Originários da Câmara dos Deputados, sendo a primeira indígena a presidir uma comissão no Congresso Nacional, também foi um marco.

Desde o início de 2023, avanços foram registrados, mas ainda há um longo caminho a ser percorrido, especialmente para restabelecer as bases mínimas para a defesa dos direitos dos povos indígenas. Não temos como esquecer as tragédias dos yanomâmis e pataxós, especialmente relacionadas aos conflitos por propriedade e o garimpo ilegal. 


Plano Safra

Em reunião ministerial entre as pastas da Agricultura e Pecuária, da Fazenda, do Meio Ambiente e Mudança do Clima e do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, houve sinalização de que o Plano Safra 2023/2024 irá focar na agricultura de baixo carbono, especialmente para políticas de crédito rural e novas tecnologias. De acordo com a iniciativa Nossa Descarbonização, do Instituto Talanoa, redirecionar o crédito do Plano Safra para a agricultura de baixo carbono é um dos pontos-chave na trajetória de redução de emissões do país.


Desestatização de UCs

O ICMBio prevê mudanças nas regras de concessões de Unidades de Conservação (UCs). Nesta semana, foi noticiado que as UCs devem ser retiradas até junho do Programa Nacional de Desestatização. O objetivo é trazer maior transparência aos contratos e clareza dos papéis da iniciativa privada, especialmente no que tange à competência do ICMBio para gestão e fiscalização das áreas, bem como autorização de uso. No relatório Reconstrução, indicamos a necessidade de revisão das normas referentes ao tema, a fim de que sejam revistos os critérios de inclusão e priorização no programa de concessão, para que o processo seja também factível. Devem ser considerados aspectos socioambientais, respeitados os ritos de consulta social, especialmente direcionados às comunidades tradicionais que habitam o entorno das unidades.


Federalismo brasileiro nas políticas públicas

Foi publicada norma que instituiu o Conselho da Federação, no âmbito da Presidência da República, que é o órgão de integração e de promoção da cooperação dos níveis de Governo federal, estadual, distrital e municipal, com a finalidade de subsidiar e de promover a articulação, a negociação e a pactuação de estratégias e de ações de interesses prioritários comuns, com vistas ao desenvolvimento econômico sustentável e à redução das desigualdades sociais e regionais.


Desmatamento 

Relatório do Sistema de Alerta – SAD do Imazon aponta que o desmatamento na Amazônia, durante o primeiro trimestre de 2023, foi o 2º maior desde 2008. No mesmo sentido, os dados do Sistema Deter do INPE indicam que o acumulado dos três primeiros meses de 2023 é o segundo maior da série histórica, que começou em 2016.


Muito trabalho no Pará

Foram instituídas três normas conjuntas do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) e Governo do Pará, todas referentes à instituição de Grupos de Trabalho (GTs), de 90 dias, sendo prorrogável pelo mesmo prazo. São eles:

  • Grupo de Trabalho Integração SISFlora – SINAFLOR (GTSIFlora-PA): tem o objetivo específico de propor medidas para integração das bases de dados florestais entre os órgãos federais vinculados ao MMA e à Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará.
  • Grupo de Trabalho Fiscalização Ambiental – Pará (GTF-PA): tem o objetivo específico de coordenar ações estratégicas de ordenamento territorial e fundiário e fiscalização ambiental em áreas críticas de desmatamento e degradação florestal no Pará.
  • Grupo de Trabalho Cadastro Ambiental Rural – Pará (GTCAR-PA): tem o objetivo específico de propor medidas para garantir a efetividade do Cadastro Ambiental Rural (CAR) como instrumento de gestão ambiental rural e monitoramento, controle de desmatamento e degradação ilegais e de incentivos econômicos.



Biden e Fundo Amazônia

Nesta quinta-feira, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou no Fórum Virtual de Grandes Economias sobre Clima e Energia que pedirá ao Congresso americano o aporte de US$ 500 milhões para o Fundo Amazônia. Biden declarou: “Eu vou pedir verbas para contribuir com US$ 500 milhões para o Fundo Amazônia e todas as outras atividades relacionadas ao clima nos próximos cinco anos para ajudar o Brasil a renovar seus esforços para acabar com o desmatamento até 2030“. 


Prazo para NDCs

Se o Brasil quiser atualizar a sua Contribuição Nacionalmente Determinada – NDC vai precisar correr. Foi anunciado pelo Secretariado da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas (UNFCCC) que as contribuições serão aceitas até dia 25 de setembro de 2023. O novo Relatório Síntese deve sair até 14 de novembro deste ano.


Talanoa na mídia

Capital Reset Chegou a hora de colocar a descarbonização em um grande plano
Jornal da TV Cultura Pacote Verde: Haddad prepara incentivos para impulsionar produção de energia limpa e sustentável
Podcast “O Assunto”, com Natuza Nery A reconstrução da área ambiental pós-devastação
Podcast CBN Sustentabilidade, com Rosana Jatobá Analistas da agenda ESG avaliam como positivo o Plano de Transição Ecológica
Folha de São Paulo Novo plano contra desmatamento na Amazônia prevê combate ao crime organizado e bioeconomia



Monitor da Reconstrução

Nesta semana, o Monitor de Atos Públicos captou 17 normas relevantes no Diário Oficial da União (DOU). Os temas mais frequentes foram Indígenas e Biodiversidade, com cinco atos cada. A classe mais captada foi Planejamento, com 8 normas, incluindo a criação de sete Grupos de Trabalho (GTs) e a Instituição do Conselho da Federação.




Monitor de desastres

Nesta semana foram captados dois atos de reconhecimento de emergência, totalizando 33 municípios afetados.

Bom fim de semana,
Equipe POLÍTICA POR INTEIRO

Assine nossa newsletter

Compartilhe esse conteúdo

Realização

Apoio

Apoio