Junho: Alta de atos captados, baixa de defensores da Amazônia

Capa da da Análise Mensal de Junho de 2022, com as ilustrações dos rostos do indigenista Bruno Pereira e do jornalista britânico Dom Phillips Acesse a Análise Mensal | Junho 2022

Junho manteve a tendência de alta de números de atos por mês observada em 2022, fechando o semestre com 437 normas captadas. No sexto mês do ano foram 80 atos captados pelo Monitor de Atos Públicos.

Importante destacar que é o primeiro semestre com maior volume de medidas do governo de Jair Bolsonaro. Em junho, 21 atos de Planejamento foram publicados, maior valor mensal em todo o período monitorado. Vale acompanhar a agenda eleitoral e observar como impactará essa curva no segundo semestre.

Ainda em destaque, o assassinato do indigenista Bruno Pereira e do jornalista britânico Dom Phillips escancarou ao mundo a omissão do Estado brasileiro na proteção à Amazônia e seus povos.

Entre os assuntos relevantes, os alertas do DETER registraram um novo recorde de áreas desmatadas na Amazônia Legal no primeiro semestre de 2022. A tendência é de que o ano PRODES ultrapasse a marca de 13.038 km² alcançada em 2021.

Falando em tendências, atenção para as movimentações das agendas prioritárias do Governo Federal como regularização fundiária, mineração (especialmente em terras indígenas), licenciamento ambiental e agrotóxicos.

Na pauta do Governo Federal, com a proximidade das eleições, merece acompanhamento as normas com vieses populistas e soluções de curto prazo, que devem se tornar mais frequentes – provavelmente, com concentração no tema Energia. No Congresso Nacional, se debruça esforço, antes do recesso de meio de ano, para passar a chamada PEC Kamikaze (oficialmente, PEC dos Benefícios), criticada como eleitoreira. Para fechar, no Judiciário permanece a expectativa de retomada do julgamento da “Pauta Verde”.

Equipe Editorial (Liuca Yonaha, Marta Salomon, Melissa Aragão, Ester Athanásio, Marco Vergotti, Renato Tanigawa, Taciana Stec, Wendell Andrade, Daniel Porcel, Caio Victor Vieira, Beatriz Calmon, Rayandra Araújo e Daniela Swiatek).

Assine nossa newsletter

Compartilhe esse conteúdo

Apoio

Realização

Apoio