Encontro no Acre reúne indígenas, extrativistas, acadêmicos e sociedade civil organizada para debater políticas para conservação da Amazônia

Lançamento nacional do Foco Amazônia mobilizou público diverso para discutir as políticas ambientais do Acre. Manaus é a próxima capital amazônica a sediar o evento. 

 

A equipe da Política por Inteiro se reuniu com lideranças do Acre nesta terça-feira, 5, em Rio Branco. Em evento aberto ao público realizado na UFAC, lideranças indígenas, extrativistas, professores universitários e organizações do terceiro setor enviaram representantes para conhecer os dados capturados pelo monitor de políticas estaduais lançado pela Política por Inteiro. Representantes da Secretaria do Estado do Meio Ambiente e Políticas Indígenas (SEMAPI) também compareceram.

Durante a conversa, Nedina Yawanawa, Coordenadora na SITOAKORE – Organização das Mulheres Indígenas do Acre, Sul do Amazonas e Noroeste de Rondônia,  destacou que a resistência indigência diante da degradação e reforçou que não há necessidade de mais leis, mas sim de melhores leis. “Não faltam políticas, faltam políticas efetivas”. Ninawa Inu Huni kuī, Cacique e Presidente na FEPHAC – Federação do Povo Huni kuī do Acre, afirmou que a tendência global de dar atenção às questões ambientais não pode ser superficial, nem ficar presa no discurso. “Não existe ninguém nesse planeta que vai compensar um crime ambiental. O dinheiro não compensa as vidas”, enfatizou. “E existem vidas que não tem a oportunidade de vir aqui falar como nós, que são as plantas e os animais”.

 

Reportagem Globo Acre

Agenda 

A equipe segue a agenda de trabalhos em Rio Branco até quinta-feira. Estão previstos encontros na SEMAPI, na Assembleia Legislativa do Acre e na SOS Amazônia, instituição parceira que colaborou para realização do evento em Rio Branco, além de  outras organizações locais que trabalham questões socioambientais.

Próxima parada
Na próxima segunda-feira (11) é a vez de Manaus sediar as discussões e conhecer o monitor. O evento será realizado no Impact Hub, a partir das 14h e terá como tema “Desregulação e flexibilização das normas ambientais”. Fernanda Meirelles, Coordenadora de Políticas Públicas IDESAM; Rita Mesquita, Movimento Ficha Verde; Natalie Unterstell, fundadora da Política por Inteiro e Marcivana Sateré-Mawé, Coordenação dos Povos Indígenas de Manaus e Entorno – COPIME são as debatedoras convidadas. Confira os convidados da mesa e faça sua inscrição. 


Assine nossa newsletter

Compartilhe esse conteúdo

Realização

Apoio

Apoio