Países aproveitam brechas para pautar o roteiro de abandono dos fósseis na COP30

Países aproveitam brechas para pautar o roteiro de abandono dos fósseis na COP30

(O conteúdo que você vai ler a seguir é feito totalmente por humanos, e para humanos)

Mais de 80 países presentes em Belém já apoiam a adoção de um Mapa do Caminho para colocar fim à era dos combustíveis fósseis. O levantamento coletivo da sociedade civil internacional mostra que dia após dia aumenta a lista de países que se engajaram na proposta brasileira de fazer da COP30 o marco zero de uma caminhada na direção oposta à maior causa das emissões globais: petróleo, carvão e gás. Com Lula em Belém, a expectativa é que as conversas em torno deste e outros assuntos que ainda encontram embaraços nas salas de negociação tenham um encaminhamento positivo e célere, conforme a presidência da COP30 tem tentado conduzir. 

Apresentado  por Lula ainda no discurso de abertura da Cúpula de Líderes e repetido constantemente pela Ministra Marina Silva, o chamado “Mapa do Caminho” ganhou os corredores da COP30, com declarações que antes estavam presentes apenas na boca das lideranças brasileiras, incluindo o vice-presidente Geraldo Alckmin e o cientista de clima com maior reconhecimento no Brasil, Carlos Nobre. 

Em um ato considerado histórico, nesta terça-feira (18), um grupo de países convocou uma coletiva de imprensa para expressar publicamente o apoio à proposta que permanece paralela à agenda formal de negociações da Conferência de Belém. Colômbia, que lidera uma declaração conjunta em prol do fim dos combustíveis poluentes, Alemanha, Reino Unido, Quênia e Serra Leoa discursaram durante a sessão que foi finalizada com o discurso da Jovem Campeã Climática da COP30, Marcele Oliveira. Ela conectou o cronograma de transição energética às gerações futuras. “O dia é hoje. Eu agradeço o suporte, mas precisamos de ainda mais apoio. É uma grande responsabilidade e responsabilidade merece respeito”, disse enquanto direcionava a palavra às lideranças políticas internacionais. 

Nesta quarta-feira (19), dia em que o presidente Lula voltou para as bilaterais em Belém, outros países fizeram falas públicas em apoio ao Mapa do Caminho. Durante a Plenária de Alto Nível que encerrou as atividades da Agenda de Ação Climática – tema aparentemente distante das discussões mais específicas sobre TAFF (transition away from fossil fuels), as partes usaram a palavra para dizer que a estruturação de uma ideia de Mapa do Caminho seria uma grande entrega da COP realizada na Amazônia. “Esse ano tem sido inspirador; a transição é irreversível, mas ainda temos um longo caminho pela frente”, disse o  porta-voz britânico. “Tivemos um chamado aqui do Presidente Lula e da Ministra Marina Silva, e agora já com 82 países pedindo esse objetivo. Eu mal posso esperar pelo momento em que essa presidência possa incluir isso, para que a gente possa trabalhar juntos e garantir que essa transição seja feita. Vamos provar que o multilateralismo pode funcionar, que vamos juntar as mãos e não deixar as pessoas à deriva”, argumentou.

Outros países europeus fizeram coro. “Precisamos  garantir um processo dentro da UNFCCC e é bastante motivador ver o apoio do mapa para fuga dos combustíveis fósseis. Acreditamos que a Agenda de Ação pode ser uma plataforma para destacar as soluções disponíveis para acelerar a transição para longe dos combustíveis fósseis”, afirmou o porta-voz da Suécia. 

A França declarou que vai continuar com alianças e conversas sobre como terminar com o uso dos combustíveis fósseis e chegar a net zero até 2050. “O setor de óleo e gás precisa participar disso”, disse o porta-voz. Já a  liderança dos Países Baixos pediu que subsídios saiam dos fósseis e sejam destinados à energia limpa. “A cooperação internacional é indispensável”. 

Confira a lista de países que já declararam apoio. Esse levantamento é parte de um esforço da sociedade civil internacional, sob liderança da 350.org.

1 Antigua and Barbuda
2 Austria
3 Bahamas
4 Bahrain
5 Barbados
6 Belgium
7 Belize
8 Brazil
9 Bulgaria
10 Cabo Verde
11 Chile
12 Colombia
13 Comoros
14 Cook Islands
15 Costa Rica
16 Croatia
17 Cuba
18 Cyprus
19 Czech Republic
20 Denmark
21 Dominica
22
Dominican Republic
23 Estonia
24 Fiji
25 Finland
26 France
27 Georgia
28 Germany
29 Greece
30 Grenada
31 Guatemala
32 Guinea-Bissau
33 Guyana
34 Haiti
35 Honduras
36 Hungary
37 Ireland
38 Jamaica
39 Kenya
40 Kiribati
41 Latvia
42 Liechtenstein
43 Lithuania
44 Luxembourg
45 Maldives
46 Malta
47 Marshall Islands
48 Mauritius
49 Mexico
50 Micronesia (Federated States of)
51 Monaco
52 Mongolia
53 Nauru
54 Netherlands
55 Niue
56 Norway
57 Palau
58 Panama
59 Papua New Guinea
60 Paraguay
61 Peru
62 Portugal
63 Republic of Korea
64 Romania
65 Samoa
66 São Tomé and Príncipe
67 Sierra Leone
68 Slovakia
69 Slovenia
70 Solomon Islands
71 Spain
72 St. Kitts and Nevis
73 St. Lucia
74 St. Vincent and the Grenadines
75 Suriname
76 Sweden
77 Switzerland
78 Timor-Leste
79 Tonga
80 Trinidad and Tobago
81 Tuvalu
82 UK
83 Vanuatu

Equipe Editorial (Liuca Yonaha, Marta Salomon, Melissa Aragão, Ester Athanásio, Marco Vergotti, Renato Tanigawa, Taciana Stec, Wendell Andrade, Daniel Porcel, Caio Victor Vieira, Beatriz Calmon, Rayandra Araújo e Daniela Swiatek).

Assine nossa newsletter

Compartilhe esse conteúdo

Apoio

Realização

Apoio