Episódico e planejado

Desde janeiro de 2023, a Força Nacional de Segurança Pública (FNSP) já foi chamada a atuar em 104 operações envolvendo crimes ambientais ou conflitos em terras indígenas. O Tá Lá no Gráfico desta semana analisa esses múltiplos acionamentos, em tese, de “caráter episódico e planejado”, e “por tempo determinado”.

A profusão de convocações em modo emergencial e com sucessivas prorrogações de permanência revela a urgência da presença estatal em lugares onde a institucionalidade não chega. É um ponto de atenção para avançar na política fundiária com respeito aos direitos dos povos e comunidades tradicionais. A resolução sobre os conflitos pela terra é um componente essencial para lidar com a emergência climática e promover o desenvolvimento sustentável com redução de desigualdades.

Equipe Editorial (Liuca Yonaha, Marta Salomon, Melissa Aragão, Ester Athanásio, Marco Vergotti, Renato Tanigawa, Taciana Stec, Wendell Andrade, Daniel Porcel, Caio Victor Vieira, Beatriz Calmon, Rayandra Araújo e Daniela Swiatek).

Assine nossa newsletter

Compartilhe esse conteúdo

Apoio

Realização

Apoio