Talanoa promove evento em Nova York para mostrar como a oferta de financiamento climático pode acelerar a transição para o Brasil

Nova York, 19/09/24 – Nesta quinta-feira (19), em Nova York, o Instituto Talanoa, por meio do projeto UK Pact Brazil, em parceria com o Pacto Gobal da ONU, promoveu uma conversa sobre governança climática e financiamento climático com representantes do mercado privado brasileiro, de investimentos e de empresas e terceiro setor.

O evento iniciou com uma apresentação do Barclays, que trouxe um panorama do financiamento climático global. Na sequência, o Instituto Talanoa falou sobre a Contribuição Nacionalmente Determinada (NDC) como plano de desenvolvimento, explicando melhor desde o que é a NDC e o que esperar da NDC brasileira. Nesse sentido, foi apresentado o documento “Ecossistema do Financiamento Climático no Brasil” , produzido pela Talanoa, que revela um número significativo de instrumentos financeiros que podem ser mobilizados. “Mostramos a relação do mapa do financiamento climático brasileiro com a nossa NDC e como a oferta de financiamento poderá impulsionar a velocidade e a direção da transição para uma economia livre de emissões, em um mundo cada vez mais quente”, disse Isabela Rahal, uma das responsáveis pela publicação e que representou a Talanoa no evento.

“O mapeamento é inédito e indica caminhos claros para que o país possa atingir suas metas climáticas com mais eficácia e rapidez. E o mercado recebeu bem isso”, comenta Isabela. Pelos levantamentos do estudo, até 2030, estima-se serem necessários US$ 2,4 trilhões anuais em mercados emergentes e países em desenvolvimento – fora da China, para implementar mitigação e adaptação necessárias para um cenário de aquecimento global de 1,5ºC.

A Climate Ventures encerrou o encontro apresentando a Plataforma Onda Verde, uma ferramenta digital de articulação e geração de negócios para a economia verde.

O evento em Nova York foi capitaneado pela Talanoa, em parceria com o Pacto Global da ONU, a Climate Ventures, o escritório Mattos Filho e o CDP – Disclosure Insight Action. A data marcou também o início do SDGs in Brazil 2024, encontro de dois dias promovido pelo Pacto Global da ONU com o objetivo de discutir o avanço dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS – SDG em inglês) e os desafios na luta contra as mudanças climáticas.

Todos os caminhos do clima levam a Nova York 

Nos próximos dias, Nova York ainda sediará outros eventos que vão tratar de temas ambientais e climáticos, como o Summit of The Future (Cúpula do Futuro), a Semana do Clima de Nova York e a  Assembleia Geral da ONU. Nos eventos, o Brasil, na condição de presidente do G20, próximo presidente do Brics e membro da Troika (grupo que conta também com Emirados Árabes e Azerbaijão, presidências das COP28, 29 e 30), terá a oportunidade de assumir compromissos sérios e compatíveis com a missão de gerar credibilidade e realmente encabeçar uma agenda climática mais ambiciosa.

O discurso do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na abertura da Assembleia da ONU, no dia 24, é um dos momentos mais aguardados. “O discurso de Lula na ONU nos mostrará se o presidente optará pela liderança, comprometendo-se com uma transição corajosa para longe dos combustíveis fósseis e com uma adaptação acelerada para o Brasil, ou optará por um papel de vítima”, afirma a presidente do Instituto Talanoa, Natalie Unterstell.

Lula também estará antes, na Cúpula do Futuro (Summit of the Future). Talanoa vai acompanhar as negociações de alto nível que reunirá líderes dos 193 Estados-membros da ONU para estabelecer um novo consenso internacional sobre a forma de melhorar o presente e de salvaguardar o futuro da humanidade na Terra. As mudanças climáticas, a fome e as pandemias serão os temas centrais das discussões.

Já a Semana do Clima de Nova York representa uma das principais conferências globais sobre o clima. Mais de 600 atividades, entre debates, painéis e encontros, vão acontecer entre 22 e 29 de setembro.

Então, todos os caminhos levam a Nova York, e a Talanoa estará acompanhando tudo, participando dos eventos e das principais discussões. Acompanhe nos nosso canal do WhatsApp, no blog da Política por Inteiro e nas redes sociais.

Setembro Evento
19 e 20 SDGs in Brazil (Pacto Global)
20 e 21 Summit for the future (action days)
22 Navigating COP 29 and the Road to Belém
22 e 23 Summit for the future (summit)
23 Evento Race to Zero / Evento Sistema B e WCF
24 Discurso Lula (UNGA 79ª assembleia aberta dia 10/9)
25 Workshop NCQG; World Climate Summit
26 World Biodiversity Summit

Assine nossa newsletter

Compartilhe esse conteúdo

Apoio

Realização

Apoio