CALENDÁRIO DE AMBIÇÃO: Quando precisamos zerar nossas emissões líquidas?

CALENDÁRIO DE AMBIÇÃO: Quando precisamos zerar nossas emissões líquidas?

O Brasil assumiu compromisso na Convenção do Clima de zerar as emissões líquidas de gases de efeito estufa (GEEs) até 2050. Isso significa que, em duas décadas e meia, o país não emitirá uma quantidade de GEEs superior àquela que for capaz de capturar, seja por meio da restauração florestal ou de outras tecnologias disponíveis. Mas cientistas vêm alertando que é preciso neutralizar essas emissões o quanto antes, já que eventos extremos estão se intensificando mais rapidamente do que se previa, e provavelmente ultrapassaremos o limite de elevação da temperatura em 1,5°C graus em poucos anos.

Ao antecipar essa meta, o Brasil atuaria em linha com o Artigo 2 da Convenção Quadro e com o objetivo de se evitarem os piores cenários de mudança do clima conforme o Acordo de Paris. Por isso, Talanoa recomenda que o Brasil se comprometa, na sua NDC, a avaliar a antecipação da meta de emissões líquidas zero para 2040.

Talanoa reconhece que o esforço com que o Brasil se comprometeu, de zerar as emissões na metade do século, é bastante desafiador. Esse esforço pressupõe que até 2040 as emissões decorrentes de desmatamento e boa parte da queima de combustíveis fósseis já terão sido cortadas, restando principalmente as emissões decorrentes do processo digestivo do gado (a fermentação entérica) e do uso de fertilizantes – gases metano e óxido nitroso, respectivamente. Mas o equilíbrio do clima do planeta exige que o esforço seja máximo, daí defendermos que a antecipação da meta seja ao menos estudada.

Publicações

Série NDC brasileira

Equipe Editorial (Liuca Yonaha, Marta Salomon, Melissa Aragão, Ester Athanásio, Marco Vergotti, Renato Tanigawa, Taciana Stec, Wendell Andrade, Daniel Porcel, Caio Victor Vieira, Beatriz Calmon, Rayandra Araújo e Daniela Swiatek).

Assine nossa newsletter

Compartilhe esse conteúdo

Apoio

Realização

Apoio