Talanoa e Tribunal de Contas da União defendem mais ação e menos “greenwishing”

Nesta segunda-feira, quinto dia da Conferência das Partes, a COP28, participamos do painel “Consórcio Interestadual para o Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal”, promovido pelo Tribunal de Contas da União (TCU) e pela Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores (INTOSAI).

No evento, a presidente do Instituto Talanoa, Natalie Unterstell, destacou para o presidente do TCU, ministro Bruno Dantas, para o secretário de Meio Ambiente do Pará, Mauro O’ de Almeida e aos demais convidados, que o momento é de implementação, de olhar para o quem, quando e como na governança climática. “Além do greenwashing, também temos que tomar cuidado com greenwishing – só promessas, sem ação.” Segundo Natalie, devemos ir além da redução das emissões via queda no desmatamento. Temos que mirar os próximos passos: a agricultura e a energia.

Já Bruno Dantas pontuou que o TCU possui um papel importante na agenda climática, pois possui independência e está em uma função de poder apontar erros e cobrar por pontos de melhoria. No evento, o TCU lançou o Climate Scanner, uma plataforma internacional de indicadores com 3 eixos: políticas públicas, governança e financiamento. O próximo passo é capacitar auditores a partir dessa metodologia. O relatório Política Climática por Inteiro, lançado no último mês pelo Instituto Talanoa e apresentado nesta COP, tem muito a contribuir com esta iniciativa. 

Em uma análise no blog da Política por Inteiro, nosso especialista em políticas públicas para a Amazônia, Wendell Andrade, já defendeu uma atuação concertada entre Tribunais, órgãos executivos e sociedade civil para evitar a inviabilidade de programas de governo para apoiar a sustentabilidade do orçamento público. Ainda não leu? Acesse aqui.
Foto: Marina Caetano/Instituto Talanoa

Acesse todos os boletins da COP 28

Equipe Editorial (Liuca Yonaha, Marta Salomon, Melissa Aragão, Ester Athanásio, Marco Vergotti, Renato Tanigawa, Taciana Stec, Wendell Andrade, Daniel Porcel, Caio Victor Vieira, Beatriz Calmon, Rayandra Araújo e Daniela Swiatek).

Assine nossa newsletter

Compartilhe esse conteúdo

Apoio

Realização

Apoio