OCDE: Os próximos desafios do Brasil

Como está o processo de entrada do Brasil na OCDE? As expectativas aumentaram para a acessão do país à Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) depois que a entidade divulgou detalhes do roadmap no último dia 10 de junho. O roteiro inclui, entre outros pontos, como o Brasil pretende garantir a efetiva proteção do meio ambiente e da biodiversidade; e como o país planeja alcançar os objetivos do Acordo de Paris em relação às mudanças climáticas.

>> Confira análise sobre o roadmap do Brasil

E é para falar desse assunto que o Instituto Talanoa, por meio do Projeto Política Por Inteiro, em parceria com o Centro de Estudos do Comércio Global e Investimento da  Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (USP), realizará nesta terça-feira, dia 14, o evento “Brasil na OCDE: Perspectivas para florestas e mudanças climáticas”. Pesquisadores e diplomatas vão debater sobre os desafios e oportunidades do Brasil nessas agendas. Será a primeira declaração pública do Embaixador Carlos Márcio Cozendey, delegado do Brasil junto à OCDE em Paris, desde a divulgação do roadmap. Além dele, representantes das embaixadas da Noruega, França e Reino Unido no Brasil também vão participar da conversa, que terá ainda o prof. dr. Alberto Pfeifer (IEA-USP), a profa. dra. Vera Thorstensen (CCGI-FGV) e, pelo Instituto Talanoa, Natalie Unterstell e Karina Bugarin.

O evento será online, com transmissão pelo YouTube da Política Por Inteiro, das 10h às 12h15.

 

O caminho a ser trilhado 
O Brasil tenta, desde 2017, entrar na OCDE. Em 25 de janeiro deste ano, o organismo multilateral abriu as negociações ao país e outros cinco candidatos – Argentina, Peru, Croácia, Bulgária e Romênia – que já tinham pleiteado fazer parte do grupo nos últimos anos. O processo de adesão não tem tempo definido, pode levar de meses até anos e inclui uma avaliação aprofundada por mais de 20 comitês técnicos. O país candidato deve estar alinhado às normas, políticas e práticas da Organização. Há questões que são prioritárias ao grupo, como comércio e investimento abertos, progresso na governança pública, integridade e esforços anticorrupção, bem como a proteção efetiva do meio ambiente e ações sobre o clima.

 

A OCDE
A OCDE é um grupo, atualmente com 38 países, entre eles Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha e Japão, que tem como objetivo “construir políticas melhores para vidas melhores”, segundo a descrição da entidade. A OCDE se dedica à pesquisa e a estudos para melhorar políticas públicas em várias áreas – como economia, tecnologia, educação, meio ambiente e comércio –, além de proporcionar a troca de experiências entre os países membros e parceiros-chaves, como o Brasil. O último país a ingressar na organização foi a Costa Rica, que foi formalmente convidada a participar do grupo em maio de 2020 e teve a adesão concretizada em maio de 2021.

 

SERVIÇO

O quê?
Live “Brasil na OCDE: Perspectivas para florestas e mudanças climáticas”

Quando?
Terça-feira, 14 de junho, às 10h

Onde?
Transmissão ao vivo: https://lnkd.in/gjMuX-nB
Inscrições pelo link: https://lnkd.in/gMD8uRv3

Com quem?
– Embaixador Carlos Marcio Cozendey, delegado do Brasil junto à OCDE em Paris
– Embaixadas da Noruega, França e Reino Unido no Brasil
– prof. dr. Alberto Pfeifer (IEA-USP)
– profa. dra. Vera Thorstensen (CCGI-FGV)
– Natalie Unterstell (Instituto Talanoa)
– Karina Bugarin (Instituto Talanoa)

 

Equipe Editorial (Liuca Yonaha, Marta Salomon, Melissa Aragão, Ester Athanásio, Marco Vergotti, Renato Tanigawa, Taciana Stec, Wendell Andrade, Daniel Porcel, Caio Victor Vieira, Beatriz Calmon, Rayandra Araújo e Daniela Swiatek).

Assine nossa newsletter

Compartilhe esse conteúdo

Apoio

Realização

Apoio