Conjunturas & Riscos discute nova economia do carbono

O tema da próxima edição do debate online Conjunturas & Riscos: Política Climática Por Inteiro será “Nova economia do carbono: investimentos, mercados e leis no Brasil e no mundo”. Em 2020, o mundo foi arrastado para uma recessão global com a pandemia de covid-19. O novo coronavírus pôs em xeque não apenas sistemas de saúde e assistência social em geral, mas modelos de negócio e a economia como um todo. Em um momento em que a urgência de uma transição para uma economia de baixo carbono já era entendida e enfrentada por alguns países, a nova conjuntura empurrou quem ainda relutava ou não havia sido convencido para a nova realidade. Tornou-se inevitável atrelar ao termo “retomada” o adjetivo “verde”. No Conjunturas & Riscos da próxima terça-feira (2 de março), às 10h30, discutiremos as condições brasileiras para se inserir na nova economia do carbono.

Como ocorre todo mês, grandes especialistas das agendas pública e privada foram convidados para participar da discussão. Nesta edição, teremos Brenta Brito (Imazon), Fabio Alperowitch (FAMA Investimentos), Tiago Ricci (RSA Advogados), além de Natalie Unterstell, da POLÍTICA POR INTEIRO (leia mais abaixo sobre os convidados). Durante a 1h30 de evento, reservaremos um espaço para que os participantes possam responder perguntas enviadas pelo público.

Uma das recentes novidades do tema no cenário brasileiro é o Projeto de Lei 528/2021, do deputado Marcelo Ramos (PL-AM). Ele propõe regulamentar o artigo 9º da Política Nacional de Mudança do Clima (Lei nº 12.187/2009) sobre o Mercado Brasileiro de Redução de Emissões (MBRE). O PL visa a incentivar e fomentar o mercado voluntário de créditos de carbono e pode estabelecer um marco importante no assunto no Brasil, com avanços relevantes. Porém, apresenta lacunas significativas, como a ausência de proposta para conectar o MBRE aos mercados externos. Discutiremos todos esses pontos ao vivo no Conjunturas & Riscos, no dia 2 de março. Não perca! Inscreva-se já!

Os convidados do Conjunturas & Riscos de março

BrendaBrito_2021

Brenda Brito
É pesquisadora associada do Imazon, doutora em Ciência do Direito (Stanford University) e atua há 18 anos para o aprimoramento de leis e políticas ambientais e fundiárias na Amazônia.

Foto de Fabio Alperowitch

Fabio Alperowitch
Fundador da FAMA Investimentos, é responsável pela gestão do fundo de ações de empresas brasileiras, focado em companhias com responsabilidade social e aderentes às boas práticas de ESG.

Foto de Tiago Ricci

Tiago Ricci
Sócio-fundador do escritório Ricci, Santos, Amaral Advogados. Tem forte atuação em project finance, regulação climática e mercado de ativos ambientais, políticas públicas e corporativas e estruturação jurídica.

Natalie Unterstell

Natalie Unterstell
Mestra em Administração Pública pela Universidade de Harvard, foi negociadora do Brasil na Convenção‑Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima. Coordena o projeto Política Por Inteiro.

Conjunturas & Riscos: Política Climática Por Inteiro, edição de 2 de março

Nova economia do carbono

Investimentos, mercados e leis no Brasil e no mundo

Assine nossa newsletter

Compartilhe esse conteúdo

Realização

Apoio

Apoio